O patrono da Escola Vitus André Mörschbächer nasceu em 15 de junho de 1899. Era agricultor de espírito alegre e extrovertido. Procurava auxiliar as pessoas da comunidade de forma justa. Era muito brincalhão e integrado com todos.
Costumava reunir a família à tardinha para tomar chimarrão e conversar.
Organizava os Kerbs para reunir os vizinhos e parentes para comemorar e, assim, dançarem juntos. Morava em Estrela, onde, casado com Fridalina Emilia Mörschbächer, teve seis filhos, os quais estudaram na mesma cidade.
Por volta de 1960, o Sr. Vítus fixou residência em Lajeado, especificamente na Barra da Forqueta, hoje bairro Universitário. Doou uma área de terras para a Prefeitura de Lajeado, com o objetivo de ter uma escola para seus netos e comunidade em geral. Após a construção, pensando em preservar os valores da educação e da fé, esta também funcionou como capela para os católicos e evangélicos.
Faleceu em 30 de maio de 1974, segundo consta no Cemitério Católico novo de Lajeado, onde jaz ao lado de sua esposa, Fridalina Emilia Mörschbächer, cujas datas de nascimento, 17 de setembro e falecimento, 8 de março, encontram-se incompletas.
Sua moradia, em estilo enxaimel, em parte, foi tombada e levada ao Parque Histórico, em vista de sua importância como patrimônio hitórico-cultural da cidade e colocada na Avenida dos Municípios.
GRAEBIN, Cristini
et al. Memórias das escolas municipais de Lajeado / RS1. ed. Lajeado RS: Ed da Univates, 2010. 135 p. ISBN 978-85-98611-85-3.
Em 16/08/1974, o então Prefeito Alípio Hüffner apresentou à Câmara de Vereadores de Lajeado o Projeto de Lei nº 51-02/1974, que denominava a Escola Municipal Barra da Forqueta como Vitus André Morscbächer. A propositura inicialmente havia sido feita pelo Círculo de Pais e Mestres da escola. que teve como motivação a homenagem ao doador da área de terras para construção do educandário, sr. Vitus André Morschbächer.
Anexo ao projeto, consta uma rápida descrição biográfica do sr. Vitus (sem estar anexada certidão de óbito para confirmação dos dados, o que hoje em dia é necessário para nominar um próprio municipal):
Nascido no município de Estrela RS, na localidade de Linha Winck em 15/06/1900, foi agricultor, e, possuindo poucos recursos financeiros, doou o terreno para a construção da Escola em benefício de seus netos, pois já não tinha mais filhos em idade escolar. Contribuiu sempre para a construção da escola e nunca negou-se das demais campanhas feitas na escola. Faleceu na Barra da Forqueta, Lajeado, em 30/05/1974, aos 73 anos.
Consta ainda a Ata do Circulo de Pais e Mestres, realizada no dia 03 de agosto de 1974, realizada com esta finalidade.